top of page

O QUE É UM "CICLONE BOMBA"?

Viu as notícias de um tal de #ciclone #bomba que chegou do nada e tá até agora sem entender nada? Chega ai que eu vou te explicar.





Olá meu querido amigo (a), seja muito bem-vindo (a) a mais um post. Hoje eu vou falar sobre esse tal do Ciclone Bomba que fez uns estragos no sul do nosso querido Brasil.



Vamos começar entendendo o que é um ciclone, nesse caso o Ciclone Extratropical. Um ciclone extratropical é um fenômeno meteorológico que é conhecido por causar ventos e tempestades extremamente fortes. Eles são chamados assim porque eles são formados fora da região tropical assim como as suas massas de ar de origem.



Os ciclones extratropicais se formam quando há uma grande diferença na temperatura do ar, direção e velocidade do vento em uma pequena região. Essa junção causa uma baixa na pressão atmosférica que acontece muito rápido. Por isso ele também é chamado de Ciclone Bomba. Normalmente as frentes frias são comuns durante o inverno. Mas por outro lado, a queda da pressão necessária para criar um “Ciclone Bomba” é bem rara.



O que acontece é que o ar quente e úmido (menos denso) vai para as camadas superiores da atmosfera. Por outro lado, o ar frio e seco (mais denso) vai para as camadas inferiores. Isso é o que causa a diminuição da pressão. A condensação do ar quente libera calor, o que deixa a área instável. Bum, o ciclone nasceu.



Os estados mais afetados foram os da região sul, principalmente Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Deixando um total de 12 mortes e cerca de 1,9 milhão de pessoas sem energia elétrica em mais de 150 cidades. Detalhe, tudo isso acontecendo no dia 30/06 a 01/07 para começarmos o mês com estilo, só que não.




Além de tudo isso, durante algumas horas operadoras telefônicas como tim, oi, vivo e claro ficaram sem nenhum tipo de sinal nas regiões atingidas pelo ciclone. Siderópolis, em Santa Catarina teve 80% das casas destelhadas. No Rio Grande do Sul foram mais de 300 casas danificadas. E esses são apenas alguns dos muitos estragos causados pelo ciclone.



Isso já aconteceu antes? Em 2004 em Santa Catarina houve o que ficou conhecido como Furacão/Ciclone Catarina atingiu cerca de 30 mil casas, matou 11 pessoas e feriu outras centenas de pessoas na região Sul. Sendo também um ciclone extratropical. A única diferença é que em 2004 o ciclone foi ganhando força com o tempo, os ventos foram se intensificando com o passar dos dias. Diferente do que aconteceu agora.


(Furacão Catarina visto da Estação Espacial Internacional)



Então... Pode acontecer novamente? Sim. Fenômenos como esse acontecem sempre. Não temos como saber se será daqui duas semanas, alguns meses ou até anos. Mas uma coisa é certa, um dia acontecerá novamente.



Por hoje é isso pessoal. Espero que vocês tenham conseguido entender um pouco mais sobre o tal do Ciclone bomba. Caso encontrem alguma informação errada peço para que entrem em contato comigo para que possa corrigir o que for necessário.



Caso você ainda não tenha visto o meu post sobre O ciclo de vida das estrelas você pode clicar aqui para acessa-lo e dar uma olhadinha



Se você gostou não se esqueça de clicar no coraçãozinho ai no final, e muito obrigada por ter lido. Caso você queira receber os próximos posts você pode clicar aqui e fazer o cadastro para se tornar membro do blog, aproveita e da uma olhada nos outros posts.



Fiquem à vontade para mandar sugestões, pedidos, críticas, dicas e ideias. Podem enviar pelo meu e-mail, twitter, ou instagram.



Até o próximo post.

コメント


bottom of page