top of page

MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Atualizado: 22 de ago. de 2019



Olá meu querido amigo (a), seja muito bem-vindo (a) ao primeiro post desse blog que vai ser um sucesso. Hoje eu vou falar sobre um assunto bem sério e que tem tido uma repercussão bem alta nessas últimas semanas, que é sobre o meio ambiente, mais especificamente sobre as #Mudanças #Climáticas.


Mas antes disso, eu quero deixar claro que tudo o que eu irei falar a seguir se baseiam em dados, pesquisas, matérias e estudos. Você poderá conferir os links para as fontes ao final do post. Como eu sou apenas uma estudante de 15 anos, caso eu cometa algum erro no que irei dizer, eu peço que entre em contado comigo para que eu possa corrigi-lo. Sabendo disso, vamos começar.


Bom, vou começar explicando: O que é uma mudança climática? A mudança climática, mudança do clima ou alteração climática é, nada mais nada menos do que a variação do clima em uma escala global ao longo do tempo.




Por que isso acontece?


Segundo o IPCC (Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas), as mudanças climáticas podem ser causadas por fatores externos ou por #processos #naturais.


Os fatores externos seriam basicamente as ações humanas. As atividades humanas provocam a liberação dos gases (principalmente o CO2) do Efeito Estufa - os gases do Efeito Estufa são chamados assim devido ao efeito similar de retenção do calor que eles têm para as estufas, usadas para gerencias à condição térmica das plantas. O CO2, dióxido de carbono, absorve a radiação da superfície da Terra e ‘’prende’’ o calor dentro dele, o que causa o aumento da temperatura.



Desde a revolução industrial a concentração de CO2 na atmosfera aumentou em 31%, então da para entender o porquê está ficando cada vez mais quente certo? Certo. Esse aquecimento acontece em uma escala global, pois os gases são facilmente distribuídos pela atmosfera, e isso é chamado de Aquecimento Global, tchanam, agora caiu à ficha, né? Pela parte humana é basicamente isso, agora vamos para os fatores naturais.




As causas pelos fatores naturais são uma mistura entre a radiação solar, os vulcões, o comportamento dos oceanos, a temperatura da Terra, entre outros. Um exemplo disso é o Sol, bom pelo fato de ele ser uma estrela, a sua principal fonte de energia é a queima de combustível nuclear.



E isso afeta diversos fatores, um deles é a intensidade da energia solar que chega à atmosfera, podendo deixar a Terra mais quente ou mais fria de uma maneira irregular. Este é somente um dos fatores naturais que contribuem para as mudanças climáticas. Caso você queira pesquisar sobre os outros, sinta-se á vontade, mas eu vou falar somente deste.


Quais serão as consequências?


Agora que você já sabe o que são as mudanças climáticas e como elas ocorrem, eu vou te falar o que elas podem (e vão) causar ao nosso planeta e a nós no futuro.

Dentre os últimos 22 anos, 20 deles foram registrados como os mais quentes. As temperaturas poderão subir de 3 a 5 graus caso essa tendência continue.



Segundo o IPCC, pode não parecer muito agora, mas se não tomarmos uma atitude agora em relação á isso, daqui alguns anos pode ser tarde demais. Confira a informação no gráfico abaixo.




Para os países que dependem do meio natural para sobreviver, esse serão os mais afetados. Em relação á saúde humana, é possível prever o descontrole de várias doenças como dengue, brotoeja, intoxicação alimentar, conjuntivite e outras que têm uma maior tendência de nos contaminarem no calor, quanto mais quente, mais casos dessas doenças nós temos. Fora o aumento de mortes relacionadas ao calor.


Para a economia global, pode-se prever uma queda geral, como a saúde humana terá muitos gastos, nos não temos, atualmente, uma infraestrutura que suportes locais tão quentes como está sendo previsto que ficará a Terra, então será necessário investir nisso. Outros fatores que determinarão isso será a agricultura, o turismo e a energia que dependem muito do clima, que será afetado.


Isso tudo foi apenas algumas das muitas consequências que as mudanças climáticas estão trazendo aos poucos para a humanidade. Isso sem falar na vida animal, na geografia do planeta, no derretimento das geleiras, a desertificação, etc. Como pudemos ver, não existe nada bom sobre isso, mas o que será que as autoridades em geral estão fazendo sobre tudo isso? Vamos ver já.


O que a ONU está fazendo sobre isso?


Diante dessa situação a ONU criou um projeto chamado Cúpula do Clima, que acontecerá em setembro de 2019, com o objetivo de reunir líderes de governos mundiais, a sociedade civil e o setor privado para aumentar as ações em relação ás mudanças climáticas.


“A mudança climática é a questão definidora do nosso tempo e agora é o momento decisivo para fazer algo a respeito. Ainda há tempo para enfrentar a mudança climática, mas isso exigirá um esforço sem precedentes de todos os setores da sociedade”.

Para implementar o Acordo de Paris – acordo que visa fortalecer a resposta global á ameaça da mudança do clima e reforçar a capacidade dos países em lidar com os impactos decorrentes do mesmo – António Guterres, o Secretário-Geral da ONU, incentiva todos os líderes a irem à Nova Iorque para participarem da Cúpula. Os líderes que se reunirem irão nos informar o que pretendem fazem em 2020, quando se reunirem para a conferência do clima da ONU. A ideia principal é reduzir os gases do efeito estuda em 45% até a próxima década, para não termos nenhuma emissão até 2050. A grande pergunta é como eles vão conseguir realizar isso, e para responderem isto vão realizar a Cúpula e decidir um plano para tal.



Triste é a nossa humanidade
Que preza mais o dinheiro do que a felicidade
Triste é a nossa humanidade
Que acha feio o desmatamento
Porém não planta uma árvore
Triste é a nossa humanidade
Que crê que a fome deve acabar
Porém nem uma cesta básica é capaz de doar
Triste é a nossa humanidade.
-França, Sophia


Por hoje foi isso meus amigos. Eu espero que você tenha aprendido pelo menos um pouco sobre as mudanças climáticas, ou, se você já sabia sobre o assunto, revisado. Repito, caso você encontre alguma informação errada, entre em contado comigo para que eu possa realizar a correção.




Fiquem à vontade para mandar sugestões, pedidos, críticas (construtivas, é claro) dicas e ideias. Podem enviar pelo meu email, twitter, ou instagram.


Até quinta que vem.











Fontes:

Comments


bottom of page